sábado, 20 de agosto de 2011

Unidade de processamento gráfico



GPU (Graphics Processing Unit, ou Unidade de Processamento Gráfico), conhecido também como VPU ou unidade de processamento visual, é o nome dado a um tipo microprocessador especializado em processar gráficos em computadores pessoais, estações de trabalho ou videogames. GPUs modernas manipulam gráficos computadorizados com eficiência e sua estrutura de processamento paralelo os tornam mais capazes neste tipo de trabalho que CPUs normais. Uma GPU normalmente é utilizada em placas de vídeo mas versões simplificadas são integradas diretamente em placas-mãe.




miércoles, 17 de agosto de 2011

Message Passing Interface (MPI)


Message Passing Interface (MPI) é um padrão para comunicação de dados em computação paralela. Existem várias modalidades de computação paralela, e dependendo do problema que se está tentando resolver, pode ser necessário passar informações entre os vários processadores ou nodos de um cluster, e o MPI oferece uma infraestrutura para essa tarefa.

No padrão MPI, uma aplicação é constituída por um ou mais processos que se comunicam, acionando-se funções para o envio e recebimento de mensagens entre os processos. Inicialmente, na maioria das implementações, um conjunto fixo de processos é criado. Porém, esses processos podem executar diferentes programas. Por isso, o padrão MPI é algumas vezes referido como MPMD (multiple program multiple data). Elementos importantes em implementações paralelas são a comunicação de dados entre processos paralelos e o balanceamento da carga. Dado o fato do número de processos no MPI ser normalmente fixo, neste texto é enfocado o mecanismo usado para comunicação de dados entre processos. Os processos podem usar mecanismos de comunicação ponto a ponto (operações para enviar mensagens de um determinado processo a outro). Um grupo de processos pode invocar operações coletivas (collective) de comunicação para executar operações globais. O MPI é capaz de suportar comunicação assíncrona e programação modular, através de mecanismos de comunicadores (communicator) que permitem ao usuário MPI definir módulos que encapsulem estruturas de comunicação interna.

O objetivo de MPI é prover um amplo padrão para escrever programas com passagem de mensagens de forma prática, portátil, eficiente e flexível. MPI não é um IEEE ou um padrão ISO, mas chega a ser um padrão industrial para o desenvolvimento de programas com troca de mensagens.

martes, 16 de agosto de 2011

thread


Linha de execução (em inglês: Thread), é uma forma de um processo dividir a si mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas concorrentemente. O suporte à thread é fornecido pelo próprio sistema operacional (SO), no caso da linha de execução ao nível do núcleo (em inglês: Kernel-Level Thread (KLT)), ou implementada através de uma biblioteca de uma determinada linguagem, no caso de uma User-Level Thread (ULT).

Uma linha de execução permite que o usuário de programa, por exemplo, utilize uma funcionalidade do ambiente enquanto outras linhas de execução realizam outros cálculos e operações.

Em hardwares equipados com uma única CPU, cada linha de execução(Thread) é processada de forma aparentemente simultânea, pois a mudança entre uma linha e outra é feita de forma tão rápida que para o usuário isso está acontecendo paralelamente. Em hardwares com multiplos CPUs ou multi-cores as linhas de execução(Threads) podem ser realizadas realmente de forma simultânea;

Os sistemas que suportam apenas uma única linha de execução são chamados de monothread e aqueles sistemas que suportam múltiplas linhas de execução são chamados de multithread.

lunes, 15 de agosto de 2011

Triângulo Bicromática de jogos


Hoje assisti a uma palestra Gordana Manic foi quem apresento para nos o novo tema de pesquisa Triangularização Bi cromática de jogos, que pertence ao grupo de triângulos combinatórios sobre grafos; em verdade tenho que estudar ainda mais sobre este tema, mas apresento para vocês o link por si tem interesse em pesquisar profundamente este tema singular.
Ao fazer pesquisa pelo buscador google com a seguinte frase Bichromatic Triangle Game hostel.ufabc.edu.br/~manic.gordana/present_lagos_2011.pdf

Por certo, a professora Gordana Manic é professora a tempo completo, sua área de pesquisa em geral concerne a Otimização combinatória, é teórica por natureza, gano muitos prêmios internacionalizes e também brasileiros.

domingo, 14 de agosto de 2011

Projeto de Pesquisa


O projeto é uma das etapas componentes do processo de elaboração, execução e apresentação da pesquisa. Esta necessita ser planejada com extremo rigor, caso contrário o investigador, em determinada altura, encontrar-se-á perdido num emaranhado de dados colhidos, sem saber como dispor dos memos ou até desconhecendo seu significado e importância.
Em uma pesquisa, nada se faz ao acaso. Desde a escolha do tema, fixacão dos objetivos, determinação do relatório (monografia, dissertação e tese), tudo é previsto no projeto de pesquisa.
Um projeto de pesquisa deve, portanto, responder às clássicas questões:
Modelo de Plano de Ação - Ferramenta 5w2h (What, why, where, who, when, how many e how much) aplicada a pesquisa

sábado, 13 de agosto de 2011

Equação Diofantina


Quando se procuram soluções inteiras (e às vezes racionais) para equações algébricas dos seguintes tipos:
  • x^2+ y^2 = z^2, por exemplo, que possui infinitas soluções representadas pelas ternas ordenadas (x,y,z) conhecidas como Ternos ou Ternas pitagóricos, onde z é o lado maior de um triângulo retâmgulo - a hipotenusa, e x e y seus catetos: (3,4,5), (4,3,5), (12,5,13), (5,12,13), (24,7,25), (7,24,25), somente para citar alguns exemplos. um conjunto de fórmulas podem facilitar a obtenção das Ternas Pitagóricas: z = p^2+q^2, x=p^2-q^2, y = 2*p*q , onde p e q são combinações de números inteiros distintos, com p>q, como por exemplo 2 e 1; 3 e 2; 4 e 1; 4 e 2; 4 e 3. Verifique se este tipo de raciocínio continua valendo para: 5 e 1; 5 e 2; ...; 5 e 4. para 6 e 1; 6 e 2; etc. Há uma justificativa algébrica para tal fato? Este processo funcionará sempre?
  • Equações algébricas que possibilitem calcular todos os números inteiros positivos que possam ser escritos como a soma de quatro quadrados perfeitos, como por exemplo: 47=36+9+1+1. Para "facilitar", os quadrados perfeitos podem ser repetidos, como no exemplo dado; pode-se ainda, adaptar o 0 como um quadrado perfeito, como em: 10=9+1+0+0 ao invés de 10= 4+4+1+1
  • existe um livro muito conhecido, eu gostava de ler "o homem que calculava", vocês podem olhar o seguinte video em Youtube http://www.youtube.com/watch?v=-tTD8XU2s2I

viernes, 12 de agosto de 2011

Diofanto de Alexandria


Diofanto de Alexandria é considerado como o maior algebrista grego. Na história da ludição, este autor desempenha um papel semelhante ao que Euclides(360-295 ac) tem na Geometria e Ptolomeu (85-165) na Astronomia. Sabe-se pouco à sua vida. Desconhece-se a data precisa em que Diofanto nasceu. No entanto, através da leitura dos seus escritos, nos quais cita Hipsicles (240-170 ac), e também por uma passagem de Théon de Alexandria (335-395), que cita Diofanto como um clássico, é possível marcar limites temporais que permitem situar a vida deste author entre o século II ac e o principio do século IV da nossa era. De acordo com P. Tannery, deve-se considerar Diofanto como contemporâneo de Papus (290-350) e pertencendo à segunda metade do século III. Por outro lado, atendendo a que na parte da aritmética da mutilada obra de Papus não é mencionado o nome de Diofanto, sendo no entanto citados, não só diversos outros geómetras da época, mas também quase todos os matemáticos do seu tempo Héron (10-75), Nicómaco (60-120), Theón e Ptolomeu, Diofanto possa ser um pouco posterior a Papus.
Entre vários livros que escreveu. o mais importante destes é "Aritmética". Neste introduz uma notação simbólica com símbolos diferentes para o quadrado de uma incógnita, para o cubo e assim sucessivamente.
Escreveu também sobre as soluções de certa de inequações: para que uma equação tenha solução primeiro precisamos saber a qual sistema numérico as soluções pertencem, isto é, se as solução pertencem ao números naturais, inteiros, reais ou outros. Certas equações cujas soluções são números inteiros ou racionais são chamadas de Equações Diofantinas.
Em sua tumba estava escrito o seguinte enigma (aparentemente criado por um amigo, Metrodorus): "Aqui jaz o matemático que passou um sexto de sua vida como menino. Um dozeavo de sua vida passou como rapaz. Depois viveu um sétimo da sua vida antes de se casar. Cinco anos após nasceu seu filho, com quem conviveu metade da sua vida. Depois da morte de seu filho, sofreu mais 4 anos antes de morrer". De acordo com esse enigma, Diofanto teria 84 anos.

jueves, 11 de agosto de 2011

Imagen de satélite


Imagen de satélite é um arquivo de imagem obtido por sensoriamento remoto a partir de um satélite artificial. Esse proceso poderia ser explicado de maneira simplista como a obtenção de uma fotografia da Terra de uma máquina localizada no espaço dentro de um satélite.
N aantiga URSS os primeiros satelites imagiadores da terra utilizavam-se de máquinas fotográficas com filmes analógicos, que eram utilizados apenas quando caiam na terra e os filmes podiam ser revelados.
Atualmente esses satélites imagiadores usam máquinas digitais. Assim é possível receber os arquivos na Terra por medio de sinais eletromagnéticos que são tratados em estações receptoras.
São poucos os países do mundo que detem a tecnologia de gerar imagens de satélite, entre eles podem ser citados EUA, França, Israel, Brasil, China e India.
os satélites imagiadores mais populares são: Quick Bird, Ikonos, Landsat e Stop.
As técnicas de interpretação de imagens de satélite e de fotografias aéreas são de largo uso, especialmente para análise estruturada de diversos fatores relacionados a grandes espaços e áreas de difícil acesso. Através de imagens de satélites e fotografias aéreas de diferentes épocas avalia-se as alterações ocorridas no medio ambiente (positivas e negativas), indicando medidas para maximização e/ou minimização de seus efeitos.

miércoles, 10 de agosto de 2011

Teoria dos grafos: Clique


Formulação do Problema
Um clique em un grafo não orientado G=(V,E) é um subconjuntodo conjunto de vértices C subconjunto de V, tal que para cada par de vértices u e v de C, existe uma aresta {u,v} que pertence a E.
Clique Maximal
Um clique maximal é um clique que não é subconjunto de outro clique, ou seja, é um subconjunto c de V que é clique em G e que não exista um outro subconjunto C+{v} subconjunto de V que também seja clique em G, para c que pertence a V.

Em outras palabras o problema de hallar uma clique maior em G pertence a clase NP dificil; tem muitas aplicações praticas tais como as redes sociais.

martes, 9 de agosto de 2011

Um pouco sobre as funções


Em geral as funções em matemáticas são como uma maquina, que transforma os números que são inserido nele; também para facilitar o ensinamento sobre funções é possível obter uma gráfica deles, o gênio matemático Renê Descartes; ideio uma representação das formulas matemáticas em representações geométricas, assim você pode ter lembrança das mais comuns tais como:
  1. seno(x) sin(x)
  2. cosseno(x) cos(x)
  3. tangente(x) tan(x)
  4. cotangente(x) cot(x)
  5. valor absoluto |x|
  6. lineal x
  7. quadrada x²
  8. elipse x²+y²
  9. raiz quadrada sqrt(x)
  10. inversa 1\x

lunes, 8 de agosto de 2011

Blogger em google


Blogger, uma palavra criada pela Pyra Labs, é um serviço do Google, que oferece ferramentas para edição e gerenciamento de blogs, semelhantemente ao WordPress.


O Blogger permite a hospedagem de um número ilimitado de blogs nos servidores do Google, que adotam o endereço .blogspot.com. Anteriormente, era possível hospedar os blogs em um servidor própio do usuário, mas atualmente, o Blogger deixou de suportar publicação via FTP. os blogs hospedados no BlogSpot incluem uma barra de navegação do Blogger, que não pode ser removida, através de alguma opção da interface do Blogger. Porém, existem tutoriais explicando como removê-la, através de um hack. Os termos de serviço do Blogger não especificam se tal ação é uma violação ou não, mas muitos usuários do serviço optam por fazê-la.

Eu por exemplo, crie este Blogger com o objetivo de apresentar para vocês informações com os quais estou envolvido no dia a dia; os leitores deste Blogger, também podem criar suas propiás web sites pelo médio desta ferramenta tão útil que nos oferece Google.


viernes, 5 de agosto de 2011

Programação Linear



Programação linear (PL) são problemas de otimização nos quais a função objetivo e as restrições são todas lineares. programação linear é uma importante área da optimização por varias razões. Muitos problemas práticos em pesquisa operacional podem ser expressos como problemas de programação linear. Certos casos especiais de programação linear, tais como problemas de network flow são considerados importantes o suficiente para que se tenha gerado muita pesquisa em algoritmos especializados para suas soluções. Historicamente, ideias da programação linear inspiran muitos dos conceitos centrais de teoria de optimização, tais como dualidade, decomposição, e a importancia da convexidade e suas generalizações.

miércoles, 3 de agosto de 2011

O problema de Alocação de Veículos

O problema de Alocação Generalizada consiste em alocar um conjunto de tarefas a um conjunto de agentes buscando o custo minimo, Cada agente tem uma quantidade limitada de um único recurso e, cada tarefa deve ser alocada a um único agente. A ação de alocar uma tarefa a un agente consome uma certa quantidade de recursos deste agente e acarreta um custo.


O problema de Aloção de Veículos consiste em alocar um conjunto de veículos a um conjunto de monta-cargas com destinos a diversas regiões, neste caso, cada monta-carga tem um determinado número de compartimentos com diferentes comprimentos.





martes, 2 de agosto de 2011

O trabalho em Google



Conheça ao arequipenho que trabalha em google vida e futuro; esto nos demostra que tudo na vida é posível, soamente com esforço e dedicação.



Como é que aparece a oportunidade de trabalhar no google? foi en quanto fazia meu doutorado na universidade de Stutgart (Alemanha) um recrutador na empresa contacto-me e conviduo-me para apresentar-me no processo da selecção. Eu já tinha planejado para candidatar-me a uma posição no google.

lunes, 1 de agosto de 2011

trust é uma biblioteca de algoritmos paralelos



Thrust fornece uma rica colecção de operações paralelas primitivas tais como scan, sort e reduce o que pode ser composto juntos para implementar algoritmos complexos com codigos fonte concisa e legível. Trust pode ser usado em rapidos protótipos de aplicações CUDA, onde a produtividade do programador é mais importante, bem como na produção, onde a robustez e desempenho absoluto são cruciais.

Não perca tempo reinventado a roda





A lista dos 500 Supercomputadores melhores do mundo



A nível mundial existe uma clara relevância é claro que a China e o Japão têm mapas rodoviários agressivos para capturar a liderança da indústria computacional de alto desempenho dos Estados Unidos. A primeira parada sobre os mapas rodoviários ocorreu em novembro, quando a China cresceu a partir do pacote para reivindicar duas das três primeiras posições na lista dos 500 supercomputadores melhores do mundo. Agora o Japão tem surpreendido o mundo na posição No. 1 com o computador K - mais poderoso que os próximos cinco supercomputadores na lista combinada.

Existe uma web site onde se apresenta a lista dos 500 supercomputadores melhores do mundo http://www.top500.org/, onde se apresenta as noticias referentes a este tema tan competitivo a nivel mundial.